2007-02-26

2007 Fev 13 - Fotos, notícias, curiosidades do pedaço

Aeroporto de Frankfurt com amigos feitos na viagem.
O engravatado é alemão. O da direita, brasileiro.

No pátio de casa.

Ponto de ônibus. Detalhe da placa com os horários infalíveis. '

Centro de Göttingen.

Amigos,
A viagem foi longa. Poços de Caldas-São Paulo de carro, 5 horas de aeroporto em Guarulhos até a saída do avião, com uma hora de atraso.
Meus pais e Elisa foram também. Elisa iria pegar avião pro RJ e isso foi um sufoco pra eles, porque o embarque deveria ter sido às 8 da noite e só foi à uma da manhã. Uma zona!

Na sala de embarque, fiquei conversando com uma gaúcha que iria pra Londres e com um casal de chilenos em passeio a Madrid. Todos pegando o mesmo avião que eu. O filho do casal estava um pouco inquieto e acabei por diverti-lo um pouco quando fiz o desenho de uma girafa. O mais louco foi ouvir a mãe dizer depois que a girafa sempre foi o bicho favorito dele nas idas ao zoológico.
Durante a viagem, tive a companhia da mesma gaúcha, de uma professora também dos pampas, chegada a uma conversa, e de um publicitário (aaaaaaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!! Que perseguição!) paranaense e meio mala.
Difícil foi dormir; o avião é um tanto espremido. Também, pra caber mais de 300 passageiros...

Em Madrid, já se percebe alguma diferença nas coisas... O aeroporto é gigantesco e um verdadeiro labirinto. Alguns acessos internos são feitos por metrô, e existe indicação nas placas de quanto tempo se gasta a cada um deles. Nosso avião chegou atrasado e fomos colocados em outro vôo. O que deveria ser às 11h40 foi só às 16. Encontrei quatro caras do Espírito Santo. Têm cidadania italiana e são empregados de sorveteria, empresas de obras e afins. Ganham, por baixo, 1.000 euros mensais. Façam aí as contas! Três deles iam para a Itália e o outro, no mesmo vôo que eu pra Frankfurt. Enquanto esperávamos, vi no aeroporto figuras de várias espécies e línguas. Nenhum tumulto – o espaço ajuda.

Fiz meu primeiro contato interessante no vôo Madrid-Frankfurt: um alemão de 20 e poucos anos que trabalha na
www.earnix.com. O cara é boa praça e talvez seja a primeira porta aberta para assuntos profissionais eheheheheh

De Frankfurt a Göttingen, fizemos viagem de trem. Muito bom! Silencioso, climatizado (como tudo que é ambiente interno por aqui, diga-se), sem trepidações, e todo mundo dentro conversando baixinho. Viajar de trem não é muito barato. Nossa viagem de 2 horas de Frankfurt a Göttingen, dois adultos e uma criança, ficou em mais de 150 euros.

Já em Göttingen, no sábado passeamos pelo centro. É a área da cidade com mais cara de Europa setentrional, pelo tipo de construções e engenharia urbana.
Fomos a um shopping e também a um supermercado. São muito parecidos com os do Brasil, na aparência, estrutura e variedade.

Já vi a neve! Não daquelas nevascas que permitem brincar de fazer bonecos, mas o suficiente pra matar a curiosidade de latino-americano.

Alemanês do dia:
TROCKENES HAAR = CABELO SECO

CURIOSIDADE DOMÉSTICA:
Os fogões e chuveiros são elétricos. Alemães têm medo de coisas a gás (eu também). O único gás dentro de casa é o “natural” ahahahahahaha

MARKETING E COMUNICAÇÃO:
A marca mais comprada por Márcia chama-se JA! É a mais barata – o que não significa vagabunda, diga-se. Aliás, se eu achar algo vagabundo, podem saber que aviso. Creio que a marca tem esse nome porque existe tudo que é coisa doméstica com ela: Tem detergente? JA! Banana? JA! Chantili? JA!

PREÇOS
Já vi coisas de supermercado (comida, limpeza), eletrônicos, informática, cds e dvds. Tudo mais ou menos como os preços no Brasil. Quase compramos um scanner+impressora por 60 euros. Há notebooks de 450 a 1.600. Computador em oferta por 457 euros: processador Pentium 4, 250 GB de HD, 512 de RAM, mais uma memória virtual extra que é usada para programas pesados (acho que mais 250 MB) – enfim, um torpedo! Só não está no preço o monitor. E esqueçam monitores “gordos”; aqui, só dos magrelos. Caro mesmo é sentar pra comer em lanchonete. Pedaço de pizza, 2,40 euros; copo de cerveja, 2,00 euros. Fico imaginando em restaurantes finos...

TRANSPORTE
O transporte urbano é algo bastante sofisticado: os ônibus têm letreiro luminoso e gravação em áudio, informando cada parada; mapa da rota no teto; um conforto que deixa alguns interurbanos do Brasil no chinelo. Nos pontos, uma placa com os horários das rotas – 8h37, 8h53... Pontualíssimos, não se pode vacilar. E a gente sabe de antemão o tempo exato pra chegar ao destino. Existe um folder que mostra tudo, é só pegar.

CERVEJAS!
Marcia e eu estamos experimentando a diversidade daqui. Existe uma que é meio cerveja, meio Red Bull! Cerveja com energético! É saborosa. As outras que tomamos são bastante amargas. Depois, mando os nomes.

1 comment:

Unknown said...

Zé,

A cada cometário teu q leio, me sinto como se estivesse um pouco na Alemanha. A percepção q tens sobre as coisas é realmente digna de um profissional da comunicação. Eu estava a tempos querendo saber maiores detalhes daí, mas a Márcia bem como eu, da área da saúde, não tem a criatividade e essa percepção artística das coisas como tu!
Cláudia