2008-08-24

2008 08 12 - Nos Campos Elíseos


Amigos de Campinas e de Ribeiräo Preto, näo se trata aí do bairro local. Achamos um belo preço para trem e hotel e comemoramos um ano de casados indo para a cidade-luz, Paris. Ela justifica a fama. É muito bonita, muito bem-cuidada. E, como nas grandes cidades do Brasil, cheia de espertinhos, de ladröes, de trânsito. Pois é. Minha carteira foi roubada! Perdi o RG, que tinha eu desde os 16 anos, e a carteira de motorista há três anos renovada, além de algum dinheiro (felizmente, eu o carregava separado, em vários bolsos). Isso nos custou duas horas na polícia local, fazendo o B.O.! Fomos logo cedo, e o policial disse: vocês näo säo os primeiros do dia com esse problema.
Tirando o contratempo, foi tudo bem. Todos (eu disse TODOS) os franceses com quem tivemos contato foram muito gentis, mesmo quando a gente dizia "Je ne parle pas français" (eu näo falo Francês). Falaram em Inglês, numa boa. Dica de hotel: Ibis. Há muitos e säo dos mais baratos.

Chega de lero. Se eu me lembrar de algo mais pra descrever, falo numa próxima postagem, pois seräo algumas relativas a esta viagem.

Ah, volto a escrever só em Português. Traduzir tem me tomado muito tempo e, segundo uma amiga, têm havido muitos erros - corrigir toma ainda mais tempo.

Por fim: desculpem o trema no lugar do til. Este teclado de notebook tem outra configuraçäo e näo consegui descobrir como resolver isso.







No caminho, Déborah rabiscando o futuro próximo.



Ops, chegamos: estaçäo de trem, Paris.



Pausa para o rango. O cardápio seria repetido várias vezes: algo pra beber e baguete com queijo, presunto, patê, salada... Comer em Paris é caro.





As estaçöes do Metrô säo incrivelmente semelhantes. Gare de l'Est é anexa aos trens intermunicipais/internacionais.


Corredores de acesso aos metrôs: é um labirinto subterrâneo. Felizmente, bem sinalizado. Abuse do metrô, se vier pra cá. Compramos um ticket válido por três dias para usar qualquer transporte público e o metrô cobre toda a regiäo central da cidade. Nenhuma vez usamos ônibus.


*****************


Primeira parada importante: Arco do Triunfo. É possível subir, se você estiver a fim de encarar a fila.
















**********************




Segunda etapa: Avenida Champs Elisées. A rua das lojas caras, das grifes. Ainda bem que, pra andar por ela, näo se paga nada.









Vendo a rua,


...vendo a calçada. Dá pra ver o fim da calçada, no fundo.





Loja da Renault, mostrando carros de ontem e de hoje.




Mas nenhum deles é pro meu bico.




Cardápio exposto na rua: se estiver com grana, pode encarar a gastronomia.




A seguir: Paris vista de seu ponto mais alto.





No comments: