2008-03-28

O que rola na Páscoa


Como se diz em Minas Gerais, iguar qui nem... A festa de Páscoa parece um xerox do que se vê no Natal. Basta trocar as figuras de Papai Noel por coelhos e ovos. Barracas na mesma praça, vendendo rigorosamente as mesmas comidas e tipos de souvenirs. Provavelmente, as barracas e os vendedores também são os mesmos ehehehehehe
Mas nada se perde, nada se cria, tudo no nosso estômago se transforma. Comemos, bebemos e curtimos igualmente. E o artesanato é de primeiro mundo, como verão nas fotos.








Salsichas tamanho família. Para comer com baguete.



Coelhos animados, daqueles que mexem a cabeça e os braços pra trás e pra frente. Esse tipo de coisa me faz perguntar se há diferença entre as crianças daqui e as do Brasil. Parece que as alemãs se divertem mais, hoje em dia, com isso - cultura mais tradicionalista, acho.




Figuras tradicionais de páscoa. Como já disse antes, artesanato aqui tem valor. São peças caras.



Os ovos de cima foram os que me chamaram a atenção. É só a casca, e os detalhes que se vê não são todos pintados. Alguns são furos, recortados duma maneira muito precisa.



Comércio é comércio. Eu perguntei à vendedora se a tradição é católica ou luterana. Ela disse: é à parte de qualquer religião...




As flores desses ovos são verdadeiras. Secas e depois coladas.



Já nesses aqui, é pura pintura. Repare no preço, no cartão.



Essa foto aqui e a seguinte foram tiradas em Bremen, que será tema da próxima postagem. Resolvi deixar aqui porque também se refere à Páscoa. A bebida chama-se Glühwein (alemanês: vinho ardente). É vinho tinto quente com canela, anis e cravo. No Brasil, temos um semelhante, com gengibre, chamado de quentão.




Na festa de rua em Bremen, um brinquedo que antes eu só havia visto em desenho animado: a pessoa bate com uma marreta numa alavanca, que faz uma bolinha subir por um tubo vertical que lembra um termômetro de parede. Quanto mais forte a pancada, mais a bolinha sobe (dã, só contaram pra mim...). São dois equipamentos, um para crianças, outro para adultos.



Esse pão foi feito pela Déborah. A escola excursionou até o Museu do Pão, numa cidade próxima daqui, e as crianças tiveram oportunidade de literalmente colocar a mão na massa.



Próxima parada: Bremen, a caminho de La Vecchia Bota.

No comments: