2007-12-10

Zertifikat Deutsch e algumas urbanidades


A respeito da foto aí de cima: os grafiteiros têm espaços reservados pra eles na cidade. Essa é uma das paredes mais legais que vi, até agora. Mas o principal motivo deste blog é que eu também andei fazendo arte por aqui: consegui o Zertifikat Deutsch, que equivale ao nível básico de Alemão. Num único dia, prova escrita de gramática + interpretação de texto escrita e oral + diálogo + exposição de idéias mediante uma notícia ou gráfico estatístico + redação. Fiquei muito satisfeito, pois tive ao final mais de 80% de aproveitamento em todos os quesitos... Também, foram cerca de 250 horas de aula em 6 meses, antes do dia D!
O Zertifikat Deutsch equivale ao Toefl inglês, mas com uma diferença: não tem data de validade. Ele é importante pra se conseguir emprego e/ou para quem quer ter visto de permanência - que não é sinônimo de cidadania, pois esta só se consegue, normalmente, depois de 8 anos vivendo aqui. Algumas pessoas estavam muito nervosas no dia da prova. Ao que parece, a permanência às vezes está condicionada à obtenção deste certificado. Não sei bem disso, ainda.



Não é bonito, mas é valioso.

*****************************

A seguir, fotos avulsas - curiosas, interessantes, urbanas.

Tirada por Marcia: atentem para os detalhes da bota da adolescente. Coisas da moda local.




Klinikum-West: hospital e centro de pesquisa. Acreditem, aqui os pesquisadores também sofrem com maquinário antigo e outros problemas aparentemente exclusivos do terceiro mundo. Uma amiga viu a máquina que usa para sua pesquisa entrar em curto duas vezes em menos de um mês. Numa delas, eu estava presente, como cobaia (vejam no blog em
http://zeelias65.blogspot.com/2007/11/probiant-ou-rato-de-laboratrio.html).



Foto da Déborah: um enxame de pombos (peço aqui licença à gramática e às abelhas).



Mais uma construção do tempo da nossa tataravó, a data está na placa à direita. Ao lado do riacho que corta a cidade.



Marcia, o que você anda fazendo até tarde no laboratório?




Déborah brincando de confeiteira. Biscoitos de manteiga e móveis com manteiga.



Recebendo o pólo latino em casa: amigos do Chile, Cuba e Espanha.


1 comment:

Unknown said...

wie schön!
ein latino-humboldt-treffen.
ist das jean pierres frau neben ihm?
lieben gruß,
ragna