2007-12-09

Weihnachtsmarkt

Noite de lua cheia. Que pena, não encontrei o lobisomem...


Weihnacht é Natal. Weihnachtsmarkt é o Mercado de Natal, uma tradição em todas as cidades da Alemanha, parecida com a das festas juninas no Brasil: barraquinhas de comes e bebes, de artesanato, de presentes, espalhadas (seria melhor dizer "ordenadamente espalhadas") pelo centro.








Batata, batatas: à esquerda, cortadas como Cebolitos, fritas e com algum molho (no caso, escolhi maionese). Também disponíveis em VHS e DVD... Ops, em formato palito ou gomo de tangerina. À direita, baked potato com molho de tomate.
Alemanês: batata = Kartoffel, batatas = Kartoffeln. Dois detalhes gramaticais: 1) Pra fazer plural, existem várias formas. Algumas palavras não têm forma plural, em outras acrescentamos N, ou E, ou EN, ou S... São umas 10 formas possíveis, e não há regra pra tudo. Alguns finais vão sempre para o plural do mesmo jeito (como UNG, UNGEN), mas o negócio mesmo é ter memória. 2) A outra regra é mais simples: todo substantivo é com a primeira letra maiúscula - diferentemente do Português, em que só usamos essa regra pra nomes próprios.


Iluminação das ruas: muito semelhante à brasileira, não?







Músicos tocando jazz e ganhando uns trocados.



As principais ruas do centro têm o nome também iluminado (outros dois exemplos abaixo). Seria pra gente não se perder em meio a tanta lâmpada?







No comments: