2009-06-22

Fechando a conta do boteco


Esta é minha última mensagem neste blog. Em breve, estaremos de volta ao Brasil e ele então deixa de fazer sentido (o blog, não o Brasil, pois este há muito tempo não sabe o seu sentido).

O plano era ficar até dezembro de 2010, quando se encerraria o contrato de Marcia com a universidade daqui e ela em princípio não renovaria. Porém, coisas boas aconteceram.
Ela venceu a concorrência a uma vaga vitalícia de professor na USP de Ribeirão Preto, desafio que ocorreu nos últimos dias de maio. Irrecusável, do ponto de vista profissional.

E vai mais além.
Tão logo comuniquei o fato a uma amiga de Ribeirão, recebi dela um inesperado convite de trabalho. Inesperado, porque ela trabalha numa área um pouco diferente da minha (editoria de livros didáticos). Esse convite me deixou três vezes feliz. Primeiro, porque é um alívio ter conseguido trabalho logo de cara, neste recomeço. Segundo, porque vou trabalhar com uma pessoa já conhecida de longa data e que me traz boa expectativa por seu perfil. E por fim, o mais importante: vou ter uma experiência diferente, que sempre quis, fora do circuito da propaganda. Talvez seja a oportunidade de eu me sentir mais "nobre" com o trabalho pois, embora eu tenha deixado boa imagem nos lugares por onde passei, acredito que alguma coisa ainda falta pra me realizar, algo que a propaganda não conseguiu me dar.

**********************
A experiência de dois anos e quatro meses aqui foi dentro da minha expectativa. Eu sempre quis a chance de morar num outro país, especialmente de primeiro mundo, e vi mais ou menos o que esperava.

O trabalho começava a render frutos agora, apenas. A revista cuja capa está acima foi o primeiro e talvez terá sido o único produto alemão em que meu nome consta como colaborador. Desde fevereiro, estava trabalhando para ela como free-lancer. Um outro projeto de revista foi apresentado para uma empresa da região no final de abril; porém, até hoje estamos sem resposta. Coisas do mundo dos negócios. Bem, ainda fica a possibilidade de trabalharmos à distância, que vejo como remota.

A vida impõe mudanças que nos dividem; à parte essa condição, eu ficaria na cidade de Göttingen por tempo indefinido. Tranquilidade, segurança, organização, limpeza, muito verde, "desnecessidade" de automóvel, clima ameno na maior parte do ano, desafio diário de aprender outra língua - essas coisas que encontro aqui, e que têm nada a ver com o dinheiro que ganho, estão pra mim entre as mais importantes da vida. Mas infelizmente, são menos determinantes do nosso destino.
Porém, há na volta ao Brasil o lado positivo de estar de novo mais perto da família e dos velhos amigos. No fim das contas, possivelmente estarei sempre querendo ir e vir... C'est la vie!

Agradeço a todos que acompanharam meu blog, pelos comentários, pelas mensagens. Aos amigos daqui, dedicarei outra mensagem final, em alemão.

Se der na cabeça, devo iniciar outro blog, pois essa atividade é um prazer. Mas é preciso inspiração. Deixo a sugestão de visitarem outro blog, do meu amigo Adriano: www.mussolin.blogspot.com.

Fui!
Zé Elias

Ok... Vai um "bonus track" pra vocês, abaixo. Puro chocolate.


6 comments:

Arnaldo Rabelo said...

Seja bem-vindo de volta, meu amigo!

Adriano Mussolin said...

Bom, Zé... Tenho certeza de que a experiência foi muito válida. Em todos os sentidos. Todo esse cabedal vai ficar dentro de você de forma indelével. E é seu. Ninguém pode tirar de você.
Espero que você, a Márcia e a Débora, tenham aqui, de volta, a mesma riqueza de sentimentos que puderam provar nessa estada em terras germânicas.
Bem-vindos!!!!

Carlos Waterman said...

Acompanhei o blog desde o nascimento até hoje. Vou sentir muita falta.

Abraço e venha logo, que o feijão está queimando por aqu, como voce bem sabe.
Abraço, Oscar

Carlos Waterman said...

By the way, Carlos Waterman sou eu.

Érika Bento Gonçalves said...

Zé Elias, que vc´s sejam sempre felizes, não importa onde. É só isso o que conta! Parabéns pela coragem desta empreitada que está terminando e mais ainda pela que está por vir... Beijo grande a todos vc´s!

Érika Bento Gonçalves said...

Ah! E, claro, vou sentir muita falta do blog! Sentia-me sempre com um pezinho na Alemanha quando lia seus posts...
beijos e obrigada por esta leitura deliciosa que vc nos proporcionou.