2007-05-07

2007 Mai 05 - Hameln e a lenda do flautista

O Flautista de Hameln é visto em vários modelos.
Acima, um à moda antiga. Abaixo, um "modernoso".

Esta cidade é conhecida por ter sido o cenário de um conto dos irmãos Grimm, autores de diversas lendas infantis famosas - Branca de Neve e Cinderela, por exemplo. A história em questão é a do flautista que hipnotizou os ratos da cidade com sua música. Quem quiser saber mais pode ler em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Flautista_de_Hamelin
Hameln é uma como muitas cidades alemãs: ruas limpas, centro histórico, casas medievais. E mostra que um conto de fadas pode ser fonte eterna de dinheiro real: muitos turistas, muitos souvenirs de ratos e flautistas, museu, casa do flautista, eventos simples porém frequentes e bem feitos. Vários lugares do Brasil poderiam copiar o exemplo.
Na igreja central, um senhor nos mostrou um truque de mágica com um barbante, e passamos algum tempo tentando decifrá-lo enquanto esperávamos o trem de volta.
Visitamos também o castelo Hämelschenburg. Por dentro, proibido fotografar. Por fora, ao vivo não nos impressionou. De perto, tá mais pra casarão que pra castelo. Creio que a imagem que tenho de castelo - e que espero ainda visitar - é daqueles cercados de água, com ponte levadiça e torres cilíndricas.

Três fotos abaixo: a casa do flautista.
Reparem a data, na terceira.


******************

Encontrei duas traduções para Rattenschwänze:
Pedaços de Rato ou então, Ramos.
Será uma pegadinha deste restaurante?


Estátuas que nos deixam curiosos e turistas que nos deixam furiosos.


Olha aí, meu amigo Gerson! Isso é pizza i-n-d-i-v-i-d-u-a-l.


Deixei uma lembrança pro dono do restaurante.

******************



Fotos da igreja central, acima,
e detalhes arquitetônicos da cidade, abaixo.


**************

Castelo de Hämelnschenburg.



*************

Acho que é automóvel da Disney, mistura de
"Se Meu Fusca Falasse" com "101 Dálmatas".

O tapete amarelo é de flores. Há muitos no caminho e também na cidade.

2 comments:

TadeuMenezes said...

Dos lugares que vc está apresentando Hamelin parece ser a cidade mais linda. Que riqueza a igreja!(vc diz que não entende nada de religiões) mas esta foto aí do interior da igreja é a capela do Santíssimo. Na crença católica este pequeno cofre de portas douradas é onde se guardam a espécies eucarísticas (comunhão para os fiéis)isto é a presença real de Jesus Cristo no pão (hóstias) uma riqueza de arte e beleza, que por aqui não existe.

TadeuMenezes said...

Essa paisagem é demais. Ela é da terra? (rsrsrsrsrs)