2007-03-30

2007 Mar 30 - Ônibus urbano

Repare na seta: bem no meio do ônibus, vê-se um ferro amarelo horizontal, na altura da parte baixa da janela.
Aquela parte do ônibus é reservada para quem está em cadeira de rodas, com bicicleta ou carrinho de bebê.
O ônibus inclina-se para a direita, de modo a deixar o seu piso na altura da calçada e facilitar a entrada dessas pessoas.


***************

É bem organizado. Todos os pontos têm um nome. Em todos, há tabelas com os trajetos e horários de todas as linhas que passam por ali. Cada um tem também um totem verde com o nome do ponto indicado e um mapa com o trajeto de todas as linhas. Esse totem é visível de dentro do ônibus. Como já disse numa outra ocasião, os ônibus têm uma gravação de voz e um letreiro digital interno que indicam o nome do próximo ponto, um pouco antes de parar. Em quê tudo isso facilita? Você pode desconhecer o trajeto e, ainda assim, ficar tranquilo. Basta ter olhado no mapa o nome do ponto para onde vai e, se não quiser prestar atenção à gravação de voz, pode ainda guardar o nome do ponto anterior e olhar no poste verde, que é visível de qualquer lugar de dentro do ônibus.
Há também vários tipos de tickets. O Monatenkarte (cartão de mês) é bem prático. Paga-se uma só vez e pode-se andar à vontade por um mês inteiro. Existem os individuais, os que duram uma hora, com preços diferenciados para crianças, para estudantes... ih, acho que são uns 15 tipos.

No comments: