2007-06-24

2007 06 16 - Berlim, oriental e ocidental

Continuando o tour pela cidade, descobri que turista é bobo em qualquer canto. Coisas banais são compradas a preço de ouro! Exemplo: camiseta com alguma referência local - o nome da cidade ou a estampa de algum símbolo - por 15 euros, ou 45 reais. Eu guardei meu dinheiro e comprei, em Göttingen mesmo, camisetas da Copa 2006 por 3 euros cada... Vamos ver o quanto duram.


A Catedral Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, destruída na Segunda Guerra, ...

...foi deixada assim mesmo e tornou-se atração.



Pertinho dela, o prédio da nada destruída Mercedes-Benz.


Nos semáforos da ex-Oriental, um símbolo da cidade: esses dois bonequinhos, os Ampelmännchen. Não há nenhum outro significado especial para eles; foram criados mesmo para essa finalidade.


Marcia em frente à Konzerthaus (casa de concertos).

*****************************

Próximas quatro fotos: só dá Déborah! Nas duas primeiras, no monumento aos judeus, em cujo subsolo há um museu. Nas outras duas, na entrada do zoológico - que, pra não variar, tem os mesmos bichos de sempre, com exceção de um urso polar criado em cativeiro e que não foi aceito pela mãe. Fico devendo uma foto dele porque os 800 alemães à minha frente não entenderam que seria importante para o blog, e não me deixaram furar a fila para chegar próximo ao bichinho antes que o horário (limitado) de exposição dele terminasse.






Única foto do interior do zoológico digna de registro: "trocentos" javalizinhos empilhados pra dormir.


Pra encerrar o capítulo: vi essa banda de jazz tradicional tocar umas três músicas antes de pegar o ônibus de volta para o hotel. Gravei um trechinho em vídeo; se alguém quiser, mando por e-mail.

Até a próxima, que já posso adiantar: a exposição de arte Documenta, que acontece em Kassel de cinco em cinco anos desde 1952 e é muito famosa... Bem, eu sempre vou com um pé atrás para museus e exposições de arte, porque apenas parte do que vejo considero arte, e não foi diferente dessa vez.
Abraço!

No comments: