2007-04-14

2007 Páscoa: Dortmund, Bruxelas e Amsterdam

Bruxelas, Arco do Triunfo. Quase que "É nóis fora da fita."

********************


Quem repara em Português, vai dizer que o certo é escrever Amsterdã. Mas eu vou abrir uma exceção e escrever como os holandeses. Acho mais bonito.
Alugamos um carro com André e Karina, nossos amigos de Recife. Pois é... O carro teria sido um Passat, pelo mesmo preço que se paga aí no Brasil por um carro popular. Na hora H, a locadora nos deu "apenas" uma BMW, já que não dispunha de Passat naquele instante, e sem nenhum custo adicional! Tive a impressão de que estávamos indo de avião, pelo nível do carro e da estrada. André dirigiu 100% do tempo. Marcia e eu nos oferecemos, mas ele se recusou. Da minha parte, é legal ter amigos que gostam de volante, porque eu não faço a menor questão... Reservamos quartos em um hotel barato para duas noites em Bruxelas. Saímos ao meio-dia da sexta-feira, passamos a tarde em Dortmund e seguimos à noite para a capital belga. Depois de andar por ela durante todo o sábado, pegamos o rumo para Amsterdam no domingo bem cedo. À noite, estávamos de volta ao lar.



Nenhum trabalho com mapas, roteiros etc. Os carros aqui costumam vir com GPS - Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global. É um computador de bordo no qual se marcam o endereço de saída e o de chegada, e ele vai indicando por um mapa, sinais e textos aonde o motorista deve ir. Funciona por satélite. Um GPS pode variar quanto ao alcance (o desse carro era apenas para a Europa), tipo e quantidade de informações fornecidas. Veja na foto abaixo.

***********************

A língua holandesa parece ser o meio do caminho entre Inglês e Alemão. Houve muita coisa que pudemos entender nas placas, cardápios, avisos etc., graças ao conhecimento do grupo (evidentemente maior do Inglês). Na Bélgica, falam-se Francês e Inglês, indistintamente. Escolhemos também parar em Dortmund, que fica no caminho para Bruxelas, para que a viagem fosse, digamos assim, mais variada.

***********************


Parte 1 - DORTMUND

Como o tempo foi curto, resolvemos ir ao lugar mais indicado da cidade, o Parque Westphalia. Ele é famoso por ter mais de 3 mil espécies de flores. E descobrimos ter sido a escolha ainda melhor, porque há nele uma torre de 150 metros de altura, da qual se vê a cidade toda, 360 graus. Maravilha! Lembrou-me a vista que se tem do Cristo, em Poços de Caldas.

Moinhos: vista comum nas estradas.

*******************
Westphalia Park









Fotos abaixo: a torre do parque e a vista que se tem dela.



Estádio Westphalia, onde houve Brasil 3 x 0 Gana, na Copa 2006.

No comments: