2008-02-09

Mais 3 anos entre queijos e bonecas



Soubemos da possibilidade, há uns dias, de que poderemos ficar em Göttingen até março de 2011. Pra minha alegria, pois terei muito mais tempo pra aprender as coisas daqui - principalmente a língua.



Quando eu era criança, acho que devido ao fato de estar no meio de tanto sul-americano, achava que as bonecas (os brinquedos daquelas que eu viria a chamar também de bonecas uns anos depois), tinham só cara de boneca mesmo - pareciam com gente, e apenas pareciam. Esta imagem foi por terra. Algumas alemãs se parecem muito com aquelas bonecas de 30 anos atrás! Pele muito clara e lisa, nariz arrebitado, formato do rosto... Enfim, quem criou aquele rosto-padrão para elas, certamente andou se inspirando por estas bandas aqui.

******************

Não sei se ainda existe no Brasil queijo fatiado e embalado fatia por fatia. Lembro que muitos anos atrás houve um, igualzinho em sabor ao que se encontra aqui, e era muito caro. Por aqui, é ao contrário. Os queijos não fatiados são normalmente os que custam mais, mesmo que tenham o mesmo nome. Isso, eu imagino, porque são mais artesanais e supostamente de melhor qualidade. Mussarela e queijo prato não são comuns, mas há outros parecidos: Golda, Emmentaler. Muitos temperados, outros com fungos, alguns bem amargos. E encontramos, recentemente, outro queijo que existe no Brasil, mas aqui (para minha grande felicidade!) é bem mais barato: o tipo Polenghinho!




Queijo fatiado: eu não me lembro, mas creio que foi a Danone que lançou no Brasil. Parece mais um purê de queijo, pois é muito "certinho".


Embalado em alumínio, 150 gramas: é o Polenghinho daqui. Ou um deles...
Alemanês: Schinken = presunto.



Ralados: na caixa com tampa, o parmesão, bem fininho. No pacote maior, o Emmentaler (não é marca, é variedade), que parece mussarela, ralado em tamanho maior, para fazer pizza e coisas assim.




Outros tipos de queijos fatiados, mas não embalados um a um.


No comments: