Depois de dois anos morando no IBZ – International Begegnungszentrum, ou Centro de Convivência Internacional, tivemos que nos mudar, como já era previsto pelo contrato. O IBZ pertence à universidade local e deve funcionar como moradia temporária para os estrangeiros que vêm trabalhar nela.
Optamos por mudar para o mais próximo possível, e conseguimos: a distância da residência nova para a velha é de 100 metros. Déborah permanece com as amizades; nós gostamos do pedaço; o custo mensal diminuiu. Mas tivemos que providenciar móveis, pois o IBZ aluga apartamentos mobiliados. Para isso, existe o Brockensammlung (alemanês: loja de móveis e objetos usados). Há de tudo: talheres e pratos, eletrodomésticos de todos os tamanhos, decoração, CDs, DVDs e LPs, livros e revistas, hardware, etc etc etc.
Compramos muita coisa boa por preço infinitamente menor. Um detalhe: os Brockensammlungen não compram nada do que vendem, é tudo doação!
Algumas coisas, infelizmente, não encontramos lá e tivemos que apelar para novas. Colchão, compramos novos por opção, por motivos presumíveis. Estudamos a compra de uma máquina de lavar, já que há uma comunitária disponível no prédio.
E ainda: ganhamos louças, peças de cama, mesa e banho, todas novas, mais a cama da Déborah, tudo de nossa amiga Ana, nascida no Brasil mas que está aqui há muito tempo. Ela se mobilizou e algumas das coisas vieram de suas vizinhas. Viele Danke, Ana!
As geladeiras, nos apartamentos para aluguel, são embutidas na cozinha e menores que frigobar de hotel! Então, vamos esperar uma oferta de ponta de estoque, que aqui sempre se vê, e comprar outra pequena, pra ter o equivalente a uma grande.
Desvantagem no novo apartamento: a cozinha e o banheiro não têm janelas. Pra compensar, têm exaustores poderosos – e com um barulho chato...
Há um sótão separado, que fica dois andares abaixo, e é bem grandinho. Daria pra hospedar uma pessoa com cama e guarda-roupa pequeno.

Pra se ter uma idéia, vendo de cima: saímos do 1 para o 2.
No comments:
Post a Comment